Além da equipe principal o projeto previu a contratação de dois profissionais: um fotógrafo e um historiador.

O fotógrafo produziu imagens de qualidade de alguns bens históricos identificados na pesquisa que integraram o livro. O profissional contrato foi: Wagner Meneguzzi, o mesmo realizou o trabalho entre os meses de janeiro e abril, totalizando 12 saídas de campo.
O historiador é um profissional essencial para o projeto, já que a escrita histórica é parte fundamental na elaboração da pesquisa. Esse profissional auxiliará nas seguintes atividades: Auxílio na pesquisa para elaboração de histórico sobre as comunidades de Bento Gonçalves que serão identificadas pelo grupo de trabalho do projeto. Produção de textos para esses históricos. Auxílio na execução e elaboração das oficinais de educação patrimonial do projeto. Auxílio nas pesquisas de históricas para o projeto. Auxílio na produção e preenchimento das fichas patrimoniais para os bens edificados. Auxílio na elaboração do jogo "Trunfo do Patrimônio".
O profissional historiador contratado foi, Igor Nicheti, que realizou seu trabalho entre setembro de 2020 e março de 2021.
A equipe principal do projeto é composta por servidoras do Museu do Imigrante e Secretaria Municipal de Educação e representantes do curso de Arquitetura da Universidade de Caixas do Sul. Bem como parcerias com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural.

Grupo de pesquisa
Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul:
Profa. Doutoranda Margit Arnold Fensterseifer
Profa. Mestra Pauline Fonini Felin
Prof. Mestre Matheus Gomes Chemello
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul:
Cindia Cristina Torres Müller, Laura Gaddo Dal Mas e Carina De Cesaro, orientadas pela Professora Arquiteta Margit Arnold Fensterseifer, no primeiro semestre de 2020. Em 2021, deu-se continuidade aos estágios com os acadêmicos Aline Tessaro, Rudiane Zacaria, Giovani Piovesana e Viviane Gheno, com os professores Arquitetos Pauline Fonini Felin e, que estão estudando os conjuntos do Bairro São Roque.
Equipe Museu do Imigrante:
Angela Maria Marini, Cristiane Bertoco, Deise Formolo e Sabrina de Lima Greselle.
Equipe principal:
Cristiane Bertoco, Deise Formolo e Ivani Pelicer.
Historiador: Igor Nichetti
Fotógrafo: Wagner Meneguzzi
Revisado por: Janete Nodari
留言