O projeto, Laços patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves, foi realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC- Fundo de Apoio à Cultura.

As ações propostas nesse projeto visam valorizar, preservar e comunicar a diversidade do patrimônio de Bento Gonçalves. Através da execução de um conjunto de atividades de educação patrimonial visando a atualização do inventário do patrimônio cultural da cidade. A última lista de inventário foi produzida em 1996 sendo necessário realizar novos estudos para compreensão das dinâmicas patrimoniais de Bento Gonçalves. Nesse sentido, o objetivo principal do projeto será a elaboração de um inventário dos bens edificados da cidade de Bento Gonçalves, produzido em parceria com as comunidades da região.
A construção de um inventário dos patrimônios culturais edificados de Bento Gonçalves propiciará o diálogo entre poder público e comunidades no ato de valorizar e preservar suas histórias, contribuindo para o entendimento das diversidades étnicas e culturais do município agregando significados para a aplicabilidade de uma educação para o patrimônio consciente e possível de ser efetivada de forma coletiva e popular.
Para tal, o projeto será construído em parceria com as diferentes comunidades de Bento Gonçalves, promovendo a integração e protagonismo dos grupos para a valorização dos patrimônios regionais, abordadas por meio de oficinas online, conversas com a comunidade, entrega do livro, ao final do projeto, contendo a descrição do Projeto e seus resultados para escolas, grupos representativos das comunidades identificadas no inventário produzido com o projeto, e instituições parceiras.
Além da entrega do jogo “Trunfo do Patrimônio”, que consiste em um jogo pedagógico produzido com as informações das edificações inventariadas com o projeto.
Objetivos
a) Promover ações de educação para o patrimônio no município;
b) Compreender os diferentes patrimônios da região;
c) Atualizar o inventário municipal;
d) Valorizar as histórias e memórias das comunidades do município;
e) Valorizar o conhecimento comunitário do município;
f) Identificar as diversidades étnicas e culturais do município que formam os patrimônios edificados;
g) Incentivar a proteção coletiva do patrimônio histórico cultural do município;
h) Comunicar os resultados do inventário.
Arte gráfica do projeto
Impressão dos primeiros folders e banner
Para a comunicação do projeto, foram impressos 1000 folders contendo a apresentação e outros 1000 folders com os resultados do projeto.
A ideia do logo é apresentar a conjugação entre características marcantes nas construções antigas, fazendo referência ao

patrimônio material que analisaremos na pesquisa do projeto, e algo que remetesse às diversidades que serão foco das nossas ações, representadas pelas cores presentes na janela.
Na mesma linha, a fonte utilizada no título do projeto foi pensada para simbolizar os diferentes laços de pertencimento na preservação dos patrimônios.
Comentários